Nova tecnologia voltada à reconstrução mamária é lançada no Brasil
- Redação Saúde Minuto
- 11/02/2026
- Mercado Saúde
No dia 5 de fevereiro, às 15h30, no Hotel Mercure Bela Vista, em São Paulo, foi realizado o lançamento de uma nova tecnologia voltada à cirurgia reconstrutiva de mama, especialmente indicada para mulheres que passam pelo tratamento do câncer de mama. O cirurgião plástico e professor italiano Pier Camillo Parodi, diretor da Cirurgia Plástica da Universidade de Udine, na Itália, esteve presente e apresentou a inovação.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, e também a principal causa de mortalidade feminina por câncer. A estimativa é de mais de 73 mil novos casos por ano no país. Em muitos desses casos, a cirurgia reconstrutiva da mama integra o processo de reabilitação física e emocional das pacientes.
A Exashape, tecnologia apresentada no evento utiliza uma membrana biológica de colágeno, aplicada durante a cirurgia reconstrutiva com o objetivo de oferecer mais segurança ao procedimento e favorecer a recuperação dos tecidos, que costumam estar mais sensíveis após tratamentos como quimioterapia e radioterapia. O material atua como um suporte temporário ao implante mamário, auxiliando na cicatrização e na integração com o organismo, além de estimular a formação de novos vasos sanguíneos. Após cumprir sua função, a membrana é absorvida gradualmente pelo corpo.
O lançamento é promovido pela HPF Aesthetics, em parceria com a Advanced Biomedical Concept, empresa italiana especializada em soluções cirúrgicas