O que você sabe sobre torcicolo?
- Redação Saúde Minuto
- 22/03/2022
- 1
- Luciano Miller Ortopedia Video
A queixa de torcicolo é muito frequente nos consultórios médicos, mas você sabe de onde vem essa dor ou como lidar quando ela chega? Postura incorreta, travesseiro muito alto ou baixo, estresse e muitos outros são causas do torcicolo. Confira um pouco do que disse o ortopedista, cirurgião de coluna e colunista do Saúde Minuto, Dr. Luciano Miller.
Raquel Rojas:
“Você já acordou com o pescoço travado, duro, sem movimento, com aquele indesejado torcicolo? Pois é, aposto que você jogou a culpa no travesseiro ou no colchão, mas existem outras causas para falar sobre esse assunto. O Saúde Minuto recebe o ortopedista e cirurgião de coluna, Dr. Luciano Miller.”
P) Raquel Rojas:
“O que é torcicolo? Quais são as causas do torcicolo?”
R) Dr. Luciano Miller:
“O torcicolo nada mais é que uma contratura da musculatura do pescoço. Geralmente, contrai mais o lado esquerdo e direito e com isso, além dessa contratura, acaba rodando o pescoço na região, no local da contratura muscular, gerando assim essa assimetria do pescoço. Às vezes, o ombro levanta, roda um pouquinho o pescoço e fica mais rígido o pescoço.”
P) Raquel Rojas:
“E quais são os sinais? Como é que a gente identifica o torcicolo?”
R) Dr. Luciano Miller:
“A gente identifica o torcicolo, geralmente, avaliando contraturas musculares, uma rotação da cabeça, o ombro mais alto, um lado que o outro, dor. A dor geralmente pode ser no pescoço e pode irradiar até a cabeça.”
P) Raquel Rojas:
“Certo. Agora a gente fala muito sobre travesseiro, a posição correta na hora de dormir. Em relação ao travesseiro, existe uma altura correta, uma curvatura correta ou não, doutor?”
R) Dr. Luciano Miller:
“Sim, isso vai depender da posição que você dorme. Se você dorme de lado, que é a melhor posição, a altura do travesseiro deve ter entre a sua orelha e a parte lateral do ombro, assim você escolhe a altura ideal do travesseiro. Se você deita de barriga para cima, escolha um travesseiro um pouquinho menor. E de bruços, que não é a posição recomendada, mas quem dorme de bruços também, escolha um travesseiro com uma altura bem pequena.”
P) Raquel Rojas:
“Dormir de bruços então, nunca, é a pior posição? Por que, doutor?”
R) Dr. Luciano Miller:
“Porque nessa posição você roda muita cervical, então você acaba sempre forçando mais a musculatura de um lado que do outro e também se acaba forçando as articulações e o próprio disco. Com isso, você pode aumentar as causas de dores e também começar a comprimir articulação, dando dores crônicas.”
P) Raquel Rojas:
“Doutor, uso de celular, a gente fica o dia inteiro, né? Com o celular teclando, olhando mensagem. Há uma sobrecarga na cervical devido à posição que a gente adota na hora de usar o celular e isso pode ocasionar o torcicolo ou não?”
R) Dr. Luciano Miller:
“Sim, isso pode ocasionar não só o torcicolo como dores crônicas na coluna cervical.
A nossa cabeça pesa 3 a 5 kg. Cada 15° que a gente dobra a cabeça para frente, a gente aumenta a sensação de peso nessa cabeça, porque a lavanca entre a cabeça e o pescoço, aumenta muito e com isso o pescoço, a musculatura acaba tendo um esforço a mais para manter a cabeça nessa posição e com isso causando dores crônicas, alterações da articulação e também até as hérnias de disco. E também, se começarem as hérnias de disco, pode ocasionar o torcicolo.”
P) Raquel Rojas:
“Entendi, doutor. Mastigação incorreta tem alguma relação com torcicolo ou não?”
R) Dr. Luciano Miller:
“A mastigação incorreta a gente entraria nas lesões da articulação têmporo mandibular. Com isso, as articulações podem causar dor e para proteção da nossa coluna, travar essa musculatura cervical e, com isso, pode ocasionar o torcicolo também.”
P) Raquel Rojas:
“O doutor falou em travar a coluna, o estresse, a tensão, também pode desencadear um episódio de torcicolo?”
R) Dr. Luciano Miller:
“A principal causa do torcicolo são as tensões emocionais. A sobrecarga na região cervical, na musculatura do trapézio, na musculatura da cervical, extensores flexores. Com isso, tensiona e pode ocasionar o torcicolo e também dores cervicais muito fortes e dores de cabeça também, são chamadas as dores cervicongênicas.”
P) Raquel Rojas:
“Uma vez instalado o torcicolo, qual é o período que ele permanece ali incomodando o paciente?”
R) Dr. Luciano Miller:
“Geralmente torcicolo tem um período de 3 a 5 dias de dor. Depois, na maioria dos casos, você fazendo alongamentos, tomando algumas medicações relaxantes musculares, ele vai melhorar. Na maioria dos casos, sem maiores problemas e repercussões futuras.”
P) Raquel Rojas:
“Doutor, o senhor falou em alongar. Então, quando o torcicolo já está diagnosticado, a gente tem que fazer alongamento ou gente tem que imobilizar? Porque eu lembro que antigamente usávamos até um colar cervical, isso é indicado ou não?”
R) Dr. Luciano Miller:
“Na fase bem aguda, o colar ajuda porque ele esquenta a região cervical e dá um conforto e um relaxamento. Após essa fase aguda, um a dois dias, começar vagarosamente com exercícios de alongamento da musculatura cervical para restabelecer o alinhamento dessa coluna. Associado a isso, a gente pode empregar fisioterapia, acupuntura e medicações, tanto analgésicos como relaxantes musculares.”
P) Raquel Rojas:
“Doutor, uso de bolsas — mulheres carregam suas bolsas, geralmente no ombro e tudo mais. Isso também pode ocasionar o torcicolo?”
R) Dr. Luciano Miller:
“Também pode ocasionar, porque você vai sempre tensionar um lado mais que o outro, principalmente a musculatura da cervical. Isso pode gerar contraturas musculares e também pode gerar a dor cervical e o torcicolo.”
P) Raquel Rojas:
“Doutor, é normal ter torcicolo recorrente ou não?”
R) Dr. Luciano Miller:
“Pode ter um torcicolo recorrente, mas é um sinal de alerta para você procurar um especialista e avaliar qual é a causa. Porque este torcicolo pode estar associado tanto com hérnias de disco, alterações, artrose da coluna e também alterações posturais importantes.”
P) Raquel Rojas:
“Bolsa de água quente, gelo. Geralmente quando a pessoa está com torcicolo, ela recorre a alguns métodos. Bolsa de água quente ou gelo?”
R) Dr. Luciano Miller;
“Essa é uma boa pergunta, os meios físicos sempre são uma pergunta frequente no consultório. Quando a gente toma, sem dúvida nenhuma, alguma pancada, um trauma, gelo. Agora em dores musculares, traumas musculares, geralmente o calor ele é mais eficaz, mas não tem o certo ou errado. Tenho pacientes que também usam gelo com uma boa melhora do quadro de dor, mas geralmente o calor é mais eficaz.”
P) Raquel Rojas:
“Mais eficaz. Então bolsa de água quente, liberada?”
R) Dr. Luciano Miller:
“Liberada.”
P) Raquel Rojas:
“O uso indiscriminado de relaxante muscular, hoje, analgésico anti-inflamatório no caso também não é recomendado, né, doutor? É preferível passar num médico, fazer o diagnóstico?”
R) Dr. Luciano Miller:
“Importante sempre passar no especialista para ter um diagnóstico correto da sua causa, porque isso vai mudar completamente a forma de enfoque do tratamento em cada tipo de torcicolo.”
P) Raquel Rojas:
“Até para não mascarar, e de repente, piorar o problema, ou então mascarar um problema mais sério, como uma hérnia de disco, como o senhor falou mesmo, né?”
R) Dr. Luciano Miller:
“Exatamente, principalmente em crianças. Crianças com torcicolo tem uma incidência muito grande de infecções, infecções às vezes das vias aéreas superiores que podem acometer as articulações, principalmente as articulações mais altas da cervical, dando torcicolo inicialmente por infecções. Então tem que ser sempre avaliado. É um alerta que eu dou: as crianças realmente procurem procure um especialista para avaliar com cuidado.”
P) Raquel Rojas:
“Doutor, qual é a dica para evitar torcicolo? Existem algumas regras que a gente pode seguir para evitar o torcicolo?”
R) Dr. Luciano Miller:
“A dica principal é faça atividade física, melhore a postura, faça alongamentos e entenda que a vida não é uma corrida de 100m, a vida é uma maratona. Então, para a gente estar bem, a gente tem que dosar as tensões do dia a dia, relaxar e percorrer a maratona que tem na nossa vida.”
P) Raquel Rojas:
“Está certo, doutor. Muito obrigado pela entrevista. Nos encontramos em outras ocasiões para falar sobre outros assuntos.”
R) Dr. Luciano Miller:
“Eu que agradeço.”
Dr. Luciano Miller | Ortopedista e cirurgião de coluna
INSCREVA-SE no nosso canal e ATIVE as notificações!
Comment (1)
Victoria Ana
22 mar 2022Excelente tema!!