Por que a gente espirra quando tira a sobrancelha?
- Fabricio Colli
- 21/03/2025
- Curiosidades Otorrinolaringologia
Em algumas pessoas, o ato de tirar as sobrancelhas pode resultar em uma crise de espirros. Entenda o porquê.
A remoção das sobrancelhas é uma prática estética adotada por muitas pessoas. É comum recorrer à pinça ou à cera para aparar alguns pelos “indesejados” de vez em quando. Porém, para alguns, esse costume pode ser a causa de espirros incessantes.
Por que isso acontece?
O espirro ao retirar a sobrancelha pode ocorrer devido a uma reação reflexa do corpo, chamada “reflexo do espirro trigeminal”. Isso acontece porque, ao puxar os pelos da região da sobrancelha, é possível que os nervos sensoriais da face, como o nervo trigêmeo, sejam estimulados.
O nervo trigêmeo é um dos principais nervos do rosto e é responsável por transmitir sensações de toque, dor e temperatura para o cérebro. Ele se divide em três ramos principais, mas sua seção que abrange a área ao redor dos olhos é a oftálmica. Esse é o fragmento que pode causar os espirros ao ser estimulado.
“Arrancar” os pelos pode causar uma leve irritação ou estímulo nesses nervos ao redor dos olhos e nariz, desencadeando o espirro. Algumas pessoas têm uma sensibilidade maior a esse tipo de estímulo, fazendo com que o reflexo seja mais intenso, resultando no espirro. Embora seja um fenômeno comum, ele não ocorre em todas as pessoas.
Como ocorre esse reflexo?
Esse reflexo não tem relação com nenhuma alergia ou hipersensibilidade, mas sim, um reflexo que existe entre os olhos e o nariz, semelhante ao que causa espirros quando olhamos para o Sol. “Uma possível explicação é que seria uma defesa em um ambiente agressivo. Ou seja, é um reflexo de resposta, de proteção.” Explica o otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam.
Profissional: Dr. Jamal Azzam, otorrinolaringologista
Texto por: Fabricio Colli | Redação Saúde Minuto