Acupuntura pode ser realizada em crianças e auxilia no tratamento de dores e doenças psicológicas
- Redação Saúde Minuto
- 13/07/2021
- Acupuntura André Tsai Bem-estar
Para aqueles que têm medo ou restrições às agulhas, sementes e laser podem ser alternativas
Você sabia que a Acupuntura também pode ser usada em crianças? Embora não seja algo rotineiro de nossa prática, nós também podemos realizar as aplicações nos pequenos.
As indicações acabam sendo como as dos adultos: dores crônicas, como enxaqueca, mialgias, fibromialgias, e também para condições como ansiedade e depressão, que têm crescido durante esse período de pandemia.
No entanto, em crianças menores e que já têm uma boa compreensão, precisamos investir um pouco mais de tempo, explicando que são utilizadas agulhas bem finas e que normalmente não doem.
Já para crianças na fase pré-escolar, podemos utilizar uma técnica menos traumática, como auriculoterapia com sementes para estimular os pontos localizados nas orelhas, e a aceitação costuma ser muito boa.
Na minha pós-graduação na República da China, acompanhei um ambulatório de paralisia cerebral onde os médicos utilizavam técnicas de inserção de agulhas no couro cabeludo com a finalidade de atenuar as sequelas desta paralisia. Lá vi crianças de poucos meses de idade realizando sessões de duas a três vezes na semana, mas aqui no Brasil não temos esse tratamento disponível, pois seus resultados ainda são contestados na comunidade científica.
Outra possibilidade, fugindo das agulhas, é utilizar o laser para estimular os pontos de Acupuntura. A técnica tem crescido em nosso meio, mas carece ainda de mais estudos.
Para cada condição a ser tratada o acupunturista irá avaliar qual a melhor técnica e a que trará mais resultados positivos, no entanto, não se esqueça! A Acupuntura deve ser realizada por médicos formados e especializados na prática.
Dr. André Tsai
Médico Ortopedista e Acupunturista
Presidente do CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura)