Cuscuz magro ou cuscuz gordo: qual a diferença?
- Redação Saúde Minuto
- 30/04/2025
- Bem-estar Nutrição Saúde
Entenda qual é “mais saudável” e quais são as diferenças nutricionais
Muito se discute sobre qual é mais saudável: o cuscuz ‘magro’ ou ‘cuscuz’ gordo. Mesmo que se trate do mesmo prato, alterações na receita podem transformar o cuscuz em diversos fatores, como valor calórico, sacies ou sabor.
Vale lembrar que, os termos ‘cuscuz magro’ e ‘cuscuz gordo’ não seriam os ideais para diferenciar receitas de um cuscuz completo para o cuscuz mais ‘light’. No primeiro exemplo, o cuscuz é mais turbinado com ingredientes adicionais, como carnes, ovos, legumes, queijo coalho, manteiga, entre outros. Enquanto isso, o cuscuz mais simples conta com poucos ingredientes, feito geralmente só com flocos de milho, água e sal, e pode ser cozido no cuscuzeiro e comido com manteiga, ovo, café, ou outro acompanhamento leve.
Qual é o mais saudável?
Conforme a nutricionista Angélica Grecco, o cuscuz “magro”, preparado apenas com flocos de milho hidratados no vapor, é pobre em gorduras e calorias. Já o cuscuz “gordo”, costuma levar adição de ingredientes como manteiga, leite de coco, ovos e embutidos, aumentando significativamente o teor de calorias, gorduras e sódio.
No entanto, é possível deixar a receita do cuscuz mais completo em uma opção mais saudável, a depender de sua forma de preparo. Ao optar pelo preparo com um fio de azeite, leite desnatado no lugar do leite de coco integral, e adição de legumes, ovos cozidos ou proteínas magras, como frango desfiado, é possível deixar o cuscuz mais nutritivo, leve e saudável.
Embora o cuscuz ‘gordo’ tenha maiores valores de calorias e gordura, ele pode ser uma boa opção para ganho de massa, se adequado em uma dieta controlada, esclarece Angélica: “o cuscuz “gordo” pode fazer parte de uma alimentação saudável quando consumido com moderação. Fundamental associar uma alimentação equilibrada a prática de atividade física e ajustar as outras refeições para equilibrar o consumo do cuscuz gordo.”
Quando optar por cada uma das receitas?
O cuscuz ‘magro’ é ideal para quem irá consumi-lo em refeições mais leves e rápidas, ou para aqueles que pretendem manter dietas de déficit calórico e baixos índices de glúten. Esse opção é ótima para dar energia logo cedo (no café da manhã) ou antes de uma atividade física leve. Isso acontece pois milho é uma boa fonte de carboidrato de digestão rápida.
Por outro lado, o cuscuz ‘gordo’ tem um maior aporte calórico, pode fornecer maior saciedade por mais tempo, especialmente quando leva ovos ou outras fontes de proteína como queijos magros e frango desfiado.
Profissional consultada: Angélica Grecco, nutricionista
Texto por: Fabricio Colli | Redação Saúde Minuto