Depilar a pepeka, sim ou não?
- Redação Saúde Minuto
- 05/05/2023
- Assuntos Delicados Victória Ana
Grande parte das mulheres gostam de ter a área íntima bem lisinha, mas será que se depilar pode ser prejudicial à saúde? Alguns dizem que a depilação pode melhorar a higiene e até mesmo aumentar a autoestima, enquanto outros argumentam que é desnecessário e pode levar a problemas de saúde.
E realmente causa problemas? O que acontece?
A remoção total dos pelos nesta região sensível pode causar inflamação, irritação e infecções, especialmente se a pele ficar machucada durante o processo. A remoção pode aumentar o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis.
Qual a importância dos pelos pubianos?
Apesar de muitas mulheres quererem se livrar de seus pelos, eles exercem uma função bem importante: servem como proteção, como uma barreira natural para evitar bactérias. E ainda auxiliam no prazer e no conforto da mulher durante o ato sexual em muitos aspectos.
Como podemos minimizar esses possíveis riscos?
Se for depilar, não se esqueça de tomar medidas para minimizar os riscos de doenças, como: escolher o método adequado e preparar a pele corretamente, usar produtos suaves, de qualidade, e próprios para seu tipo de pele, mantendo também a higiene durante a depilação, hidratando bem a pele, e é claro, evitar depilar a pele lesionada, irritada ou imediatamente antes ou depois da menstruação.
Redação Saúde Minuto | Victoria Ana