Hemorroida: Causas, sintomas e tratamentos
- Redação Saúde Minuto
- 13/02/2023
- 2
- Bem-estar Saúde Video
Hoje o assunto é bem incômodo: hemorroidas! Só quem tem sabe o quanto é terrível ir ao banheiro fazer o número 2 quando ela está atacada! Desconforto, dor, sangramento e até prisão de ventre pela falta de coragem de encarar o problemas. Mas a boa notícia é que tem como evitar e como tratar essa doença. Conheça agora tudo sobre hemorroidas, no Saúde Minuto, na nossa entrevista com o cirurgião Dr. André Pinto, da Clinica Gastro ABC. Como evitar, tratamentos, o que melhora ou piora, enfim, tudo sobre esse assunto espinhoso.
Comida apimentada causa hemorroida? E ficar muito tempo no celular no banheiro enquanto você tenta evacuar? Será que ajuda ou piora esse quadro? Essas e outras dúvidas você tira aqui no Saúde Minuto, assistindo à entrevista com o cirurgião Dr. André Augusto Pinto.
P) Raquel Rojas
Hoje o assunto é bem mais embaixo, delicado e cheio de mitos, nós vamos falar sobre hemorroidas. Para abordar o assunto o Saúde Minuto recebe o cirurgião geral e bariátrico Dr. André Augusto Pinto. Doutor André, seja muito bem-vindo ao Saúde Minuto, é um prazer recebê-lo.
R) Dr. André Augusto Pinto
Obrigado pelo convite e vamos tentar tirar todas as dúvidas!
P) Raquel Rojas
Doutor, a primeira pergunta é: existe hemorroida interna e externa, qual a diferença?
R) Dr. André Augusto Pinto
São dois tipos de hemorroidas, as internas e as externas. As externas são aqueles carocinhos que a gente sente na hora que vai evacuar ou usar o papel higiênico. As hemorroidas internas ficam na parte interna do reto e os sintomas são diferentes de cada uma delas.
P) Raquel Rojas
Você pode exemplificar pra gente qual é o sintoma da hemorroida interna e da hemorroida externa?
R) Dr. André Augusto Pinto
A hemorroida interna causa muito mais sangramento e a hemorroida externa causa mais dor, inflama mais, é aquela que a gente sente dificuldade quando tá com intestino preso. Então são dois tipos diferentes: as internas sangram mais e as externas doem mais.
P) Raquel Rojas
Você falou sobre o intestino preso e essa é a minha pergunta: quem tem intestino preso faz mais força para evacuar? Tem mais chances de desenvolver hemorroidas, doutor?
R) Dr. André Augusto Pinto
Sim, quanto mais o intestino fica preso, mais as fezes ficam ressecadas e aí você precisa de mais força para evacuar. Essa força faz com que a região do períneo, onde ficam as hemorroidas, se dilatem e elas podem ficar inflamadas, inchadas e causarem as tromboses hemorroidárias e as outras doenças relacionadas com hemorroidas.
P) Raquel Rojas
A gente sabe que as mulheres sofrem mais com prisão de ventre, elas sofrem mais também com hemorroidas?
R) Dr. André Augusto Pinto
Sim, as mulheres têm mais hemorroidas por alguns motivos, mulher tem intestino mais preso porque os órgãos, por causa das alterações hormonais, absorvem mais líquidos e as fezes ficam mais ressecadas. Quanto mais ressecadas as fezes mais força pra evacuar e mais chance de ter hemorroidas. As mulheres, na gravidez, por causa do aumento do volume abdominal e da pressão do neném no períneo, ficam com o retorno venoso dificultado, então as veias ficam inchadas. Hemorroida é uma veia da região do ânus, então as veias quando ficam inchadas têm mais chance de dor, de sangramento e de trombose hemorroidária. Então sim, mulheres têm mais doenças hemorroidárias.
P) Raquel Rojas
O fator genético também contribui para o aparecimento das hemorroidas?
R) Dr. André Augusto Pinto
Hemorroida é uma veia como as varizes dos membros inferiores, então alguns fatores genéticos podem contribuir para as doenças hemorroidárias. Mas alguns outros fatores, como a obesidade que também podem estar relacionada com a parte genética, também influenciam os pacientes obesos, os pacientes que já têm mais chances de ter doenças vasculares e hemorroida, como já disse, é uma veia, então têm o fator genético sim.
P) Raquel Rojas
E sedentarismo? Ficar muito tempo sentado também pode agravar o quadro?
R) Dr. André Augusto Pinto
Sim, quanto mais tempo sentado nós ficamos, mais forçamos a região do períneo, isso também faz com que o retorno venoso fique dificultado. Quando você faz atividade física você tá em pé e sempre estimula a circulação do seu organismo. Então quanto mais sedentarismo, mais tempo sentado, mais chance de ter as doenças relacionadas com hemorroida.
P) Raquel Rojas
Nós falamos sobre prisão de ventre, eu gostaria de voltar um pouquinho e falar sobre alimentação. Uma alimentação pobre em fibras e também com uma baixa ingestão de água ajuda no aparecimento desse quadro?
R) Dr. André Augusto Pinto
Temos três jeitos do intestino funcionar melhor: tomar bastante líquido, fazer atividade física e ingerir bastante fibras, verduras, saladas e legumes. Quanto mais fibras, mais líquidos e mais atividade física você fizer melhor vai ser o seu trânsito intestinal, menos ressecadas vão ser suas fezes e mais chance de você não ter nenhum problema relacionado com evacuação. Então você tem menos chance de ter hemorroida.
P) Raquel Rojas
Hemorroida e plicoma é tudo a mesma coisa ou cada coisa é uma coisa?
R) Dr. André Augusto Pinto
Não, são patologias, doenças diferentes. Hemorroida é uma veia que fica dilatada e pode inflamar, causar trombose e dor. Plicoma é um excesso de pele que pode incomodar na hora de evacuar, mas na gravidez tem essa dilatação da região do períneo, depois você pode voltar a ter uma diminuição da veia dessa região. Então plicoma não é uma veia, é um excesso de pele que pode te incomodar, mas não vai ter os problemas da hemorroida em si.
P) Raquel Rojas
Bom, doutor, você já falou que existe hemorroida interna e hemorroida externa, mas como é que a gente pode classificar os graus de hemorroida?
R) Dr. André Augusto Pinto
Bom, a gente pode classificar em interna e externa e as externas é que a gente consegue classificar em grau 1, 2, 3 e 4.
O grau 1 é uma hemorroida pouco dilatada e o tratamento é simples, é clínico. Hemorroida grau 2 é uma dilatação leve para moderada, já vai te incomodar um pouquinho mais, você vai ter um pouco de dor e sangramento leve nas evacuações.
Hemorroidas grau 3 são aquelas hemorroidas que causam uma dilatação na região do ânus, aquelas que sangram quando você tá com intestino preso ou quando você força pra evacuar, quando está muito tempo no banheiro. As hemorroidas grau 4 já são aquelas hemorroidas que pegam toda a circunferência do ânus, que vai te dar muito mais dificuldade de tratamento e a gente tem indicação cirúrgica.
As hemorroidas grau 3 e grau 4 são as moderadas a graves. As hemorroidas grau 2 que têm muita dor, muito sangramento, também podem ser tratadas cirurgicamente. As outras são tratadas clinicamente.
P) Raquel Rojas
Doutor, quando o tratamento clínico é indicado e quando a cirurgia é indicada?
R) Dr. André Augusto Pinto
A gente faz a cirurgia naqueles casos de hemorroidas muito dilatadas grau 3, grau 4, como a gente já conversou, ou então naquelas hemorroidas que dão muitos sintomas, muita dor ou muito sangramento. Antes disso, no começo dos sintomas, se o paciente procurar um especialista, um proctologista, um cirurgião geral, é muito mais fácil, você não precisa da cirurgia e você até consegue fazer com que essas hemorroidas fiquem estabilizadas. Então, primeiro tem que mudar o hábito alimentar, não deixar as fezes muito ressecadas, comer verdura, salada, legumes e fibras em geral.
Além disso, não ficar muito tempo sentado no vaso como a gente falou, usar o papel higiênico mais macio que tiver, toda vez que evacuar procurar lavar, toda vez que você sentir vontade de evacuar, ir evacuar, não segurar. A mulher tem muita dificuldade com isso, principalmente quando ela está fora do seu ambiente, quando ela tá no trabalho, quando ela tá viajando, isso faz com que as fezes fiquem mais ressecadas, você vai ter mais força pra evacuar, vai piorar.
Então melhorar o seu intestino é melhorar os seus hábitos de vida, seus hábitos de higiene local, que também é fundamental. Em alguns casos existem alguns tratamentos que podem ser tópicos, algumas pomadas que a gente pode prescrever para fazer com que essas hemorroidas diminuam de tamanho e melhorem o sangramento e a dor e algumas medicações via oral também.
Antes do tratamento cirúrgico existem outros procedimentos que a gente também pode fazer para tratar as hemorroidas, se forem menores. Então, existe a ligadura elástica, existe outro hall de tratamento que é menos invasivo e que é eficiente para hemorroidas de menor tamanho e menos sintomáticas. Então, não vamos esperar ficar muito ruim para procurar um médico.
P) Raquel Rojas
Ligadura elástica, doutor, tem muita gente que tem dúvida para quais casos ela é indicada. E como é que ela funciona?
R) Dr. André Augusto Pinto
A gente indica para pacientes que tem hemorroidas grau 2 e externas. As hemorroidas internas a ligadura elástica não resolve, mas é um bom tratamento e funciona na maioria dos casos. Quem faz são alguns proctologistas, alguns especialistas, nem todos os médicos fazem esse procedimento. Aqui na clínica a gente tem uma médica que faz a ligadura elástica.
P) Raquel Rojas
A gente sabe que existe aí um mito, na verdade um pavor, em relação à cirurgia para retirada da hemorroida. Eu gostaria que você explicasse pra gente como é que funciona primeiro a cirurgia convencional e depois as outras técnicas, que graças a Deus, a medicina avançou e a gente tem técnicas aí muito mais aprimoradas. Eu gostaria que o senhor explicasse pra gente.
R) Dr. André Augusto Pinto
Como a gente já disse a hemorroida é uma veia, então essa veia que está doente tem que ser retirada. As veias da região anal são chamadas hemorroidas. A gente só trata aquelas que estão doentes, como as varizes inferiores, então o tratamento é feito através da remoção dessas veias dilatadas, dessas veias doentes.
E ela pode ser feita por várias técnicas. A técnica habitual que é a técnica de ressecção com bisturi normal, a Milligan-Morgan que a gente chama, que é feita no mundo inteiro, já está em desuso. Existem outras técnicas muito mais atuais e modernas. A gente pode usar o laser, que tem sido muito mais eficaz porque a ressecção da veia é menos intensa e muito mais superficial, então a dor é bem menor.
A gente tem usado o laser ou a gente também tem usado um laser especial, que é um laser criogênico que, através de temperaturas muito baixas, também consegue retirar essas veias.
Existem alguns outros métodos cirúrgicos que a gente faz com alguns materiais, alguns grampeadores, mas para hemorroidas que tenham toda a circunferência do ânus comprometida a gente usa um grampeamento que vai retirar de uma vez só todas essas hemorroidas e não vai ter uma área cruenta. Porque quando a gente retira a veia fica uma área cruenta, uma área que vai precisar ser cicatrizada, como uma ferida, quanto mais profunda, mais dor, e essa região é bem dolorosa.
P) Raquel Rojas
E aí o pós-operatório é aquele terror! Eu gostaria que o senhor explicasse sobre o pós-operatório de uma cirurgia de hemorroida.
R) Dr. André Augusto Pinto
O pós-operatório vai variar muito de pessoa para pessoa porque a sensibilidade, a dor, Raquel, varia muito de uma pessoa para outra. É claro que quanto mais hemorroidas, quanto mais veias doentes você tem, maior é a área de ressecção, independentemente da técnica utilizada.
Então, quanto maior a área, quanto maior a veia, pior o pós-operatório, porque a área que vai ter que ser cicatrizada vai ter que demorar mais tempo. Então, o que a gente orienta: começou com sintomas procure logo o tratamento, porque se essas veias ficarem muito dilatadas o pós-operatório vai ser muito pior e muito mais dolorido.
P) Raquel Rojas
Como é feito o diagnóstico, doutor?
R) Dr. André Augusto Pinto
O diagnóstico é feito pelo exame clínico avaliado pelo seu clínico, ou cirurgião geral, ou proctologista, ou gastroenterologista que vai avaliar a região do ânus e vai determinar o grau dessa hemorroida, se ela está inflamada ou não, se ela tá doente ou não e fazer o tratamento adequado.
Para as hemorroidas internas é diferente, aí é só o exame físico, exame clínico não adianta, você tem que partir com o exame diagnóstico e a colonoscopia é o melhor exame para isso.
Vamos fazer um adendo aqui, Raquel, a gente não pode deixar de perder a oportunidade: todo o paciente homem e mulher a partir dos 45 anos precisa fazer colonoscopia, é um exame de rotina a partir dos 45 anos, tanto para homem quanto para mulher, porque os tumores do aparelho do cólon são os tumores mais frequentes do aparelho digestivo, a gente teve vários casos agora na mídia. É um exame feito sob sedação e é fundamental que tanto homens quanto mulheres façam o exame.
Um paciente que começa com sangramento nas fezes, dificuldade para evacuar, alteração do formato das fezes, as fezes ficam em fitas, ficam mais fininhas, procura o médico para serem examinadas porque não é só hemorroida que causa problemas, o tumor de cólon é muito frequente e é muito mais grave.
P) Raquel Rojas
Excelente alerta, doutor. Em relação à cirurgia de hemorroidas, mesmo após a retirada da hemorroida, ela pode voltar?
R) Dr. André Augusto Pinto
Aquela veia que foi retirada não volta mais, mas hemorroidas são as veias da região do ânus, se você tirou aquelas que estão doentes e continuar com o seu intestino muito preso, se você fizer muita força para evacuar, ficar muito tempo sentado no vaso sanitário para evacuar, não mudar os seus hábitos alimentares, seus hábitos de vida, outras veias dessa região vão ficar doentes também.
Então você faz uma cirurgia agora e daqui dois, três, quatro, cinco, dez anos, se você não se cuidar outras veias vão ficar doentes e outras cirurgias vão ser necessárias.
P) Raquel Rojas
Tem muita gente que leva o celular para o banheiro e fica ali horas, isso pode provocar hemorroidas, doutor?
R) Dr. André Augusto Pinto
Prejudica muito, acaba virando um hábito e uma rotina quando você tem que evacuar, principalmente os homens que têm mais rotina. Mulher tem o intestino um pouco mais preso mais frequentemente, homens têm tido mais problema porque homem tem um intestino que funciona muito bem, geralmente de manhã, mas os homens vão evacuar, agora ficam mais no computador, antes era no computador, agora é no celular e o que é pior, ele leva junto. Antes ele lia um jornal.
P) Raquel Rojas
Revista, gibi…
R) Dr. André Augusto Pinto
Agora é o celular, não tem jeito! E eles ficam olhando os seus e-mails, ocupando o tempo porque a gente tem a vida tão corrida que qualquer 5, 10, 15 minutos, a gente tá precisando, então ele usa esse tempo enquanto ele tá evacuando para fazer outras coisas.
Isso prende o intestino porque quando você não tá prestando atenção, você acaba ficando mais tempo e o organismo vai acostumando. Então aquela evacuação que ia demorar um, dois, três minutos pode demorar 15, 20 minutos. No decorrer de um dia, um mês, um ano, 10 anos, a pressão abdominal faz com que essas veias fiquem dilatadas, diminui o retorno venoso e você vai ter hemorroida com certeza, em graus variados, vai depender se você é obeso e se suas fezes são mais ressecadas.
Então varia, tem uma série de fatores que incomodam, mas não fique muito tempo sentado no vaso sanitário! Sente, evacue e depois, se você quiser olhar o seu celular, vá olhar o seu celular quando você tiver fazendo uma caminhada ou outra coisa.
P) Raquel Rojas
Em relação à posição correta na hora de sentar no vaso sanitário, existe uma posição adequada?
R) Dr. André Augusto Pinto
Existe uma posição adequada, não só para o hábito evacuatório como para uma posição de ficar muito tempo sentado em qualquer lugar. O ideal é você não se curvar muito, porque quando você se curva muito, você abaixa muito para evacuar, você pode ter mais dificuldade para evacuar. Então você mais reto e com um vaso sanitário um pouco mais alto tem mais facilidade pra evacuar, a musculatura consegue relaxar mais fácil e as fezes passam melhor por ela.
P) Raquel Rojas
O bate-papo foi excelente, doutor, mas eu ainda tenho aqui alguns mitos e verdades sobre hemorroida, vamos começar?
R) Dr. André Augusto Pinto
Então vamos lá!
P) Raquel Rojas
Comida apimentada: causa ou não causa hemorroida?
R) Dr. André Augusto Pinto
Piora as hemorroidas porque a pimenta vai irritar a parede da veia e ela pode ficar mais inflamada. Ela não causa a hemorroida, mas ela piora os sintomas, faz com que ela fique mais dilatada e mais sintomática, você vai ter mais dores comendo muita pimenta.
P) Raquel Rojas
Agora essa eu sei que muita gente quer saber a resposta! Sexo anal causa hemorroida?
R) Dr. André Augusto Pinto
Depende do trauma, depende de uma série de fatores, mas se você tiver um trauma local muito intenso pode causar hemorroida. Causa hemorroida porque causa trauma, ou aquelas hemorroidas, se você tiver hemorroida externa, em relação à hemorroida interna não vai ter problema, mas em relação à hemorroida externa, se você já tem o trauma, como as fezes muito ressecadas, pode causar piora das hemorroidas.
P) Raquel Rojas
Ficar muito tempo sentado causa hemorroida. Mito ou verdade, doutor?
R) Dr. André Augusto Pinto
Verdade! Como já dissemos tanto na hora de evacuar quanto no dia a dia você tem sempre uma piora. Pior posição para a hemorroida é sentado. Então procure, você que trabalha home office, você que trabalha no escritório, a cada duas ou três horas levantar um pouquinho, andar um pouquinho, isso vai melhorar.
P) Raquel Rojas
Mito ou verdade, doutor: papel higiênico pode causar hemorroidas?
R) Dr. André Augusto Pinto
O papel higiênico não causa hemorroida, mas ele piora os sintomas para aqueles pacientes que já tem hemorroidas externas grau dois ou maiores, o papel higiênico vai irritar. Então usar o papel higiênico mais macio que tiver, de preferência úmido, ou então você pode lavar.
P) Raquel Rojas
A ducha higiênica é mais indicada para higienizar a região de quem tem hemorroida. Mito ou verdade?
R) Dr. André Augusto Pinto
Verdade! Se você usar a água morna vai além de evitar problemas mais sérios pode até melhorar um pouquinho porque essa água morna vai diminuir o tamanho dessa hemorroida, então verdade!
P) Raquel Rojas
Banho de assento é indicado para aliviar os sintomas de hemorroida, mito ou verdade?
R) Dr. André Augusto Pinto
Verdade! Banho de assento pode ser usado principalmente naqueles casos em que a hemorroida já tá inflamada, aqueles casos de trombose hemorroidária. Fazendo o banho de assento com água morna, só água morna não precisa colocar nada, vai ajudar, junto com a complementação de medicamentos via oral, como anti-inflamatórios, muitos medicamentos para diminuir a inflamação da veia que são específicos e tratamento tópico com pomadas.
P) Raquel Rojas
Gelo ajuda a reduzir as hemorroidas externas. Mito ou verdade?
R) Dr. André Augusto Pinto
Verdade. Só nos casos muito agudos, você usa só na fase aguda da inflamação, principalmente nas tromboses hemorroidárias. Na rotina não.
P) Raquel Rojas
Ficar muito tempo ao celular durante a evacuação ajuda no aparecimento de hemorroidas. Mito ou verdade?
R) Dr. André Augusto Pinto
Verdade. Muito tempo sentado, como a gente já disse, faz com que diminua o retorno venoso e com isso as veias ficam dilatadas e aumentam as chances delas ficarem inflamadas, irritadas.
P) Raquel Rojas
Mulheres têm mais chances de terem hemorroidas. Mito ou verdade?
R) Dr. André Augusto Pinto
Verdade. Verdade porque as mulheres têm o intestino mais preso, são mais obstipadas, então faz mais força pra evacuar e irrita a região, machuca a região e as veias ficam dilatadas. Quando você também faz força para evacuar diminui o retorno venoso e faz com que as veias fiquem mais dilatadas, verdade.
P) Raquel Rojas
Essa eu não sei se é mito ou se é verdade: andar de bicicleta causa hemorroidas. Mito ou verdade, doutor?
R) Dr. André Augusto Pinto
Verdade, porque o trauma da região pode fazer com que essas veias fiquem mais machucadas e, outra coisa, a posição é ruim, dependendo das bicicletas, principalmente aquelas de corrida que você que você abaixa muito, força muito a região, diminui o retorno venoso e as veias podem ficar mais inflamadas, irritadas.
É por isso que você tem que usar os acessórios, o banco da bicicleta mais macio possível e hoje a gente já tem shorts com estofados, então irrita, mas se você estiver bem protegido não vai ter problema não. Não para de andar de bicicleta por causa disso.
P) Raquel Rojas
Doutor, será que é mito ou verdade: agachamento com uma carga muito alta durante a musculação pode causar hemorroida? Mito ou verdade?
R) Dr. André Augusto Pinto
Verdade, pode causar. É claro que a pessoa tem que já ter uma predisposição física para isso, mas agachamentos com cargas muito altas pode dar hemorroida sim.
P) Raquel Rojas
Perfeito, doutor, muito obrigada, foi um bate-papo muito esclarecedor. Tenho certeza que você vai voltar outras vezes aqui no Saúde Minuto, afinal é o nosso colunista, pra gente abordar outros assuntos. Muito obrigada mais uma vez!
R) Dr. André Augusto Pinto
Obrigado pelo convite, espero que a gente tenha tirado a maior dúvida possível de todo mundo.
P) Raquel Rojas
Tá certo, doutor, muito obrigada pela aula, nos vemos em uma próxima entrevista. Muito obrigada!
INSCREVA-SE no nosso canal e ATIVE as notificações!
Comments (2)
Erika
13 fev 2023Excelente entrevista! Muito interessante.
Transplante fecal: como funciona e quais os benefícios
11 abr 2023[…] de doadores que seja semelhante aos protocolos atuais para triagem de doadores de sangue. As fezes do doador são tratadas, filtradas e diluídas antes da administração no receptor. A […]