Movimentos repetitivos podem causar lesão no manguito; veja quais os tratamentos possíveis
- Redação Saúde Minuto
- 25/08/2021
- João Manoel Fonseca Filho
Uma das cirurgias que pode ser realizada oferece ao paciente alta no dia seguinte e tempo de recuperação menor
A lesão no manguito rotador é dolorosa e geralmente atinge quem realiza movimentos repetitivos com o ombro e os praticantes de atividades físicas. A ruptura do manguito rotador produz dor e fraqueza ao realizar movimentos com os braços.
Diferente da tendinite, que é tratada com medicamentos e fisioterapia, a ruptura do tendão do manguito rotador pode requerer uma intervenção cirúrgica com o objetivo de restaurar o tendão que foi rompido. Também podem ser indicados repouso, medicação, fisioterapia e injeções de corticosteroides em casos isolados.
A decisão pela cirurgia é levada considerando o grau da lesão sofrida, que será avaliada pelo ortopedista por meio de exame físico e exames de imagem. Os exames mais utilizados são a ultrassonografia e a ressonância magnética.
A cirurgia mais consagrada para o reparo do manguito rotador é a artroscopia. Esse procedimento permite que o cirurgião possa visualizar e trabalhar dentro do ombro por meio de pequenas incisões. Um instrumento longo, fino, iluminado e com uma câmera na extremidade chamado artroscópio envia imagens da articulação em tempo real para um monitor na sala cirúrgica. Com a análise dessas imagens, o ortopedista poderá diagnosticar e tratar com mais precisão as lesões do ombro.
O tendão rompido é reparado com o que chamamos de âncoras, pequenos parafusos com fios acoplados que permitem manter o tendão fixado ao osso enquanto ele cicatriza.
Já que as incisões são muito menores, os benefícios são maiores. Por exemplo, o tempo de recuperação é reduzido, o paciente apresenta menos dor e normalmente recebe alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento.
A lesão do manguito, quando bem tratada inicialmente, tem ótimos resultados. Por isso, é muito importante procurar um ortopedista especializado em ombro caso sinta qualquer dor ou desconforto incapacitante nessa região.

João Manoel Fonseca Filho
Ortopedista