Novembro Azul estimula o autocuidado dos homens
- 5274 Views
- Redação Saúde Minuto
- 16/11/2023
- Oncologia Saúde
O Novembro Azul é o mês dedicado à conscientização dos homens sobre a importância do autocuidado, em especial quanto aos tumores de próstata.
Este é o tipo de câncer mais incidente entre os brasileiros, com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) de aproximadamente 71 mil novos casos da doença para 2023 e cerca de 16 mil mortes todos os anos.
Sinais e fatores de risco
Os principais sinais do câncer de próstata variam quanto a sua fase. Nos estágios iniciais, esses tumores costumam ser uma doença silenciosa.
Porém, nas fases mais avançadas, podem aparecer sintomas como alterações do jato urinário, sangramento na urina, alteração do fluxo urinário, infecções. Na doença avançada, podem ocorrer dores, desconfortos e fadiga, dentre outras condições.
A idade, a história familiar de câncer de próstata, hábitos de vida não saudáveis, sobrepeso, obesidade, tabagismo e a exposição a toxinas, dentre outros, são considerados fatores de risco para este tipo de tumor.
Porém, o principal risco que nós devemos ter em mente é a desinformação. Pessoas desinformadas não procuram assistência, fazem diagnóstico tardio e têm desfechos piores quando diagnosticadas com câncer.
Os programas de rastreamento, com toque retal e dosagem da proteína PSA, que já foram indicados por um longo período, agora são assunto controverso. Algumas sociedades recomendam a realização destes exames, enquanto outras entidades, em especial o Ministério da Saúde e INCA, não indicam o rastreio geral, orientando somente a investigação em casos de sintomas.
O importante é sempre ter autoconsciência corporal e o entendimento de sinais e sintomas que podem estar presentes, para evitar diagnósticos tardios.
O tratamento do câncer de próstata
O diagnóstico do tumor é feito através de uma biópsia e pode ser complementado com os exames de imagem e os exames de sangue, especialmente com a dosagem do PSA. O tratamento depende do estágio da doença ao diagnóstico.
Nos casos localizados, pode ser feito somente com observação em doenças de evolução muito benigna, em pacientes muito idosos e com doença muito localizada, juntamente com tratamentos locais como cirurgia ou hormonioterapia e radioterapia.
Já nos casos avançados, o tratamento é feito com bloqueio hormonal central e periférico, com novidades chegando a cada ano.
A escolha do tratamento passa por uma conversa com o médico oncologista, para definição do melhor esquema de acompanhamento.
Lei estimula os cuidados com a saúde do homem desde a adolescência
No mês de outubro, tivemos a sanção da Lei 14694 que institui a campanha do Novembrinho Azul, que incentiva “a promoção da discussão de especialistas acerca das medidas de prevenção, para meninos de até 15 anos, de condições que sejam fatores de risco de doenças na vida adulta”.
O texto institui, por exemplo, medidas de conscientização sobre “investigação de quadros de dor testicular e do aumento de volume escrotal”, pensando se nos tumores germinativos nos tumores de testículo, e sobre a conscientização da vacinação para o HPV, indicada em meninos de 9 a 14 anos e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Portanto, é fundamental que em novembro nos lembremos que homens e meninos precisam ser educados e conscientizados quanto a importância do autocuidado e da preocupação com sua própria saúde.
Texto por Dr. Abraão Dornellas | Oncologista