Principais cuidados com a pele negra
- Redação Saúde Minuto
- 03/02/2023
- Bem-estar Dermatologia Saúde
se você tem pele negra precisa saber o que vou te contar
Tenho pele negra e ao longo dos anos como paciente e como dermatologista, fui observando as principais queixas relacionadas à pele negra. Alguns pontos que nós negras e negros precisamos entender e conhecer sobre nossa pele:
Facilidade em manchar
Como sabemos a pele negra tem muito mais melanina e isso confere vantagem, visto que a melanina funciona como um protetor solar natural e desvantagens, pois a pele tende a manchar com mais facilidade.
Em relação as manchas, um exemplo seria a hipercromia pós-inflamatória, que é a capacidade da pele manchar em resposta a uma agressão, isso acontece, por exemplo, quando se espreme uma lesão de acne a mancha tende a persistir por meses. Ou nos casos de procedimentos estéticos, como lasers e peelings, tem que ter cuidado o redobrado para não manchar, por isso a importância de acompanhamento com dermatologista, pois é o profissional capacitado a fazer o preparo da pele para tal finalidade
Pele negra também pode ter câncer de pele
Como dito acima, a melanina não é de tudo um vilão, pois além de conferir essa cor maravilhosa, ela funciona como protetor solar, ENTRETANTO, não dispensa o uso do protetor solar diariamente, que é extremamente necessário inclusive para tratar alterações como melasma (bem incidente na pele negra).
Outra questão é que o protetor solar protege contra câncer de pele e vale ressaltar que o negro também pode ter câncer de pele, embora seja mais incidente nas peles claras.
O negro tem uma maior predisposição ao melanoma ungueal, lesão maligna na região das unhas, que leva a uma coloração enegrecida e que se caracteriza por ser muito agressivo, podendo levar á metástases.
E o que vou falar vale tanto para TODOS os tipos de pele: a necessidade do auto exame da pele.
Tendência à cicatrizes e pelo encravado
Outra característica da pele negra é a formação de cicatrizes hipertróficas e quelóides, que são cicatrizes inestéticas de tratamento bem complexo, exigindo um cuidado mais intenso e criterioso em relação a indicação de cirurgias, por exemplo.
O pelo terminal, de áreas como barba e face, por exemplo, tende a se encravar com facilidade, diferente da pele clara, esse pelo tem a saída com um aspecto espiralado, e com isso, tende a formar a temida foliculite ou pelo encravado, causando um desconforto e até manchas nos locais como axila e virilha.
Pele oleosa
A Pele negra também apresenta maior quantidade de glândula sebácea na face, o que confere um certo grau de oleosidade e uma predisposição à acne, assim sendo, o uso de cosméticos adequados é essencial, como uso de ácidos glicólico ou retinóico, sabonetes para pele oleosa, antioxidantes em sérum.
Em contrapartida, a pele do restante do corpo é mais ressecada exigindo uma hidratação mais reforçada, com cremes de consistência mais densa, para evitar o aspecto craquelado e o tom acinzentado, principalmente nas pernas.
Outro ponto a se ressaltar são os cuidados capilares, mas esses vamos reservar em um espaço separado para falar da nossa famosa coroa!
Enfim, falamos de várias características, e para finalizar preciso destacar uma qualidade, que o negro tem uma rede de colágeno mais densa e com isso em comparação à pele clara parece envelhecer mais tardiamente.
O mais importante desse artigo é ressaltar os cuidados com nossa pele e cuidar com todo carinho que ela merece para ressaltar essa beleza ímpar!!!
Texto por Dra. Juliana Morano | Dermatologista