Autocuidado
- Redação Saúde Minuto
- 11/01/2024
- Ricardo Milito Saúde Mental
Qual o autocuidado que devemos ter para que nossas emoções não se transforme em doenças?
Ricardo Milito:
“Olá! Meu nome é Ricardo Milito, sou psicólogo clínico e especialista em terapia cognitivo-comportamental. Gostaria de saber como está o seu autocuidado emocional. Você tem controle sobre seus comportamentos, pensamentos e sentimentos? O autocuidado, como o próprio nome sugere, é cuidar de si mesmo e zelar pelo nosso bem-estar emocional. Isso traz uma série de benefícios, como melhora do humor, comunicação mais efetiva, maior autocontrole, autoestima, entre outros.
Mas como podemos praticar o autocuidado emocional? Aqui vão algumas dicas:
Desenvolva o autoconhecimento: Aprenda a ter consciência de seus pensamentos e sentimentos. Faça uma lista de todos os sentimentos que você conhece. Pesquise e acrescente à sua lista outros sentimentos que talvez não tenha conhecimento ou tenha esquecido. Quando conseguimos nomear o que sentimos, temos maior autocontrole em situações desconfortáveis.
Cuidado com pensamentos e sentimentos: Lembre-se de que pensamentos e sentimentos não são verdades absolutas. São passageiros e reações químicas do nosso corpo, resultado de nossos pensamentos. Dependendo da forma como interpretamos as situações, teremos sentimentos diferentes. Um diário pode ser útil para registrar as situações vivenciadas, os sentimentos e pensamentos observados. Isso proporciona maior autoconsciência.
Questionamento e flexibilização: Com mais autoconhecimento sobre seus pensamentos e sentimentos, questione-os e esteja aberto a flexibilizá-los. Avalie se a forma de pensar está fazendo bem, se não está limitando suas experiências e se existem outras possibilidades.
Desenvolva relacionamentos saudáveis: Busque relações respeitosas onde você possa compartilhar suas experiências, sentimentos e ideias de forma acolhedora. Procure ajuda de um profissional da saúde, como um psicólogo, na psicoterapia. Isso permitirá um melhor desenvolvimento do seu autoconhecimento e autocuidado emocional.”
INSCREVA-SE no nosso canal e ATIVE as notificações!